sexta-feira, 6 de janeiro de 2012





Guardas municipais canedenses se formam em curso de capacitação

Autoridades municipais, estaduais, e familiares acompanharam, na manhã de sexta-feira (6), a formatura dos guardas civis de Senador Canedo que participaram do curso de segurança pública, ministrado entre 7 de novembro e 28 de dezembro do ano passado. A solenidade, que aconteceu na Praça Criativa, foi promovida como manda o protocolo tradicional de eventos militares, com direito a banda marcial, desfile, honrarias e ainda a simulação de uma abordagem feita pelos oficiais.  
De acordo com o comandante da corporação, tenente Francisco Carlos Bassualdo, a cerimônia foi um momento ímpar não só para a sua equipe, mas também para a comunidade canedense. Ele conta que o curso foi baseado em um conjunto de regras padronizadas, utilizadas por guardas civis de todo o país. “Esse conhecimento tem ajudado a preparar os nossos homens para lidar com as pessoas, para oferecer um tratamento digno e sem qualquer tipo de distinção ao cidadão”.
Ao todo, 72 agentes participaram da formação, que teve carga horária de 360 horas. Foram aulas teóricas e práticas, ministradas por profissionais do Instituto Brasileiro de Educação, Estudos e Pesquisa em Segurança Pública (Ibesp), com a colaboração de entidades como as polícias civil e militar. O conteúdo programático incluiu noções de ética, direitos humanos e cidadania; legislação; técnicas e procedimentos operacionais (TPO); segurança patrimonial, prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros; ordem e civismo; defesa pessoal; mediação e resolução de conflitos; além do uso da força e de equipamentos não letais.
Todos esses conhecimentos contribuíram para mostrar aos oficiais não só as formas de agir em situações de risco, mas também a conduta adequada perante a sociedade. “Nós, guardas, somos servidores do cidadão e, por isso, temos que respeitá-lo”, explicou o formando Daniel Fernandes de Abreu. Na corporação desde 2009, o GCM conta que essa iniciativa foi fundamental para orientar os novos agentes que ingressaram na equipe.
Para o presidente do Ibesp, Hélio Frasão, agora é a hora dos alunos colocarem em prática aquilo que aprenderam. “Apenas o conhecimento interior não é nada, ele deve ser exteriorizado. Essa turma vem para contribuir muito para a redução da criminalidade nessa cidade. A Prefeitura está de parabéns, mas espero que não fique somente neste curso. Que ele seja apenas o início de uma longa caminhada”, afirmou.
Também presente no evento, o agente de Inteligência do Ministério da Justiça, Marcelo Jacob, lembrou que atualmente 20% da segurança pública no Brasil é garantida pelas guardas municipais. Ao lado dele, o deputado Estadual Major Araújo afirmou que a corporação há muito tempo deixou de ser figurante no combate a criminalidade. “Quem investe na Guarda está investindo em prevenção. Está combatendo a epidemia de violência que está tomando conta das cidades. Essas pessoas que se formam agora estão com uma missão nobre e difícil. Mas pela demonstração que vimos aqui, tenho certeza que a sociedade canedense estará mais segura”, disse o parlamentar. 
Representando o prefeito Túlio Sérvio na ocasião, a secretária de Assistência Social e Atenção à Mulher (Semasam), Marcelita Manze, também enalteceu a capacidade e o comprometimento dos GCMs. “A partir de agora, teremos nas ruas mais 72 homens e mulheres profissionais e capacitados, que vão nos dar mais tranquilidade. Quantas vezes nós os vimos no pátio do antigo CFAP e a atual sede da Prefeitura, embaixo de sol e de chuva, mas eles não desistiram do seu sonho. Agora eles vão auxiliar no combate à criminalidade, ao tráfico de drogas. Isso é importante, porque hoje, infelizmente, os aliciadores estão indo para a porta das escolas”, lembrou.
Convidados
Além das autoridades mencionadas, participaram da cerimônia o titular da delegacia de polícia civil de Senador Canedo, Tiago Damasceno; a procuradora Geral do Município, Tatiany Lorena Vieira; o vereador José Mascarenhas; o secretário de Gestão e Tecnologia, Weuver de Oliveira; e as guardas civis das cidades de Goiânia e Planaltina.

Fonte: http://www.senadorcanedo.go.gov.br/v3/noticiaDetalhe.php?id=1396

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente serão aceitos comentários com identificação do postador e que não denigram a ASSERG.