Diretoria da ASSERG


PRESIDENTE DA ASSERG







Bom senhores a partir do dia 28 de janeiro tivemos a oportunidade de criarmos a Associação dos Servidores da Guarda Civil Municipal de Senador Canedo, com o objetivo de estarmos lutando  juntos por melhores condições de trabalho, superando às dificuldades que encontramos com a nossa profissão.

Vamos entender o que é associação:

ASSOCIAÇÃO

Associação, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, qualquer que seja o tipo de associação ou seu objetivo podemos dizer que a associação é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos.
A associação então, é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas para a realização de objetivos comuns. Esquematicamente podemos representar as associações como sendo:
As associações assumem os princípios de uma doutrina que se chama associativismo e que expressa a crença de que juntos, nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a vida em sociedade nos apresenta. Esses princípios são reconhecidos no mundo todo e embasam as várias formas que as associações podem assumir: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (oscips), cooperativas, sindicatos, fundações, organizações sociais, clubes. O que irá diferenciar a forma jurídica de cada tipo de associação é basicamente os objetivos que se pretende alcançar. Os princípios gerais são os seguintes:

1 - PRINCÍPIO DA ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE

“As associações são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócio, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero”.

2. – PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS SÓCIOS

“As associações são organizações democráticas, controladas por seus sócios, que participam ativamente no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres, eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios”.

3. – PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS SÓCIOS

“Os sócios contribuem de forma justa e controlam democraticamente as suas associações. Os sócios destinam eventual superávit para os seus objetivos através de deliberação em assembleia geral”.

4. - PRINCÍPIO DA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA

“As associações são organizações autônomas de ajuda mútua, controladas por seus membros. Entrando em acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, devem fazê-lo de forma a preservar seu controle democrático pelos sócios e manter sua autonomia”.

5. – PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO

“As associações devem proporcionar educação e formação aos sócios, dirigentes eleitos e administradores, de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Eles deverão informar o público em geral, particularmente os jovens e os líderes formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação”.

6. - PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO

“As associações atendem a seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento associativista trabalhando juntas, através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais”.

7. – INTERESSE PELA COMUNIDADE

“As associações trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades, municípios, regiões, estados e país através de políticas aprovadas por seus membros”.
De modo geral as associações caracterizam-se por:

·                    Reunião de duas ou mais pessoas para a realização de objetivos comuns;
·                    Seu patrimônio é constituído pela contribuição dos associados, por doações, subvenções etc.;
·                    Seus fins podem ser alterados pelos associados;
·                    Os seus associados decidem livremente;
·                    São entidades do direito privado e não público.



3 comentários:

  1. vai convocar mais gms do concurso 2011 tendo em vista que anhida tem cargos comicionados na guarda de senador canedo voces tem resposta para essa indagaçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai convocar mais gm sim ou nao do concurso 2011???????

      Excluir
  2. Eu tb faço parte dos excedentes aprovado da guarda 2011, nao vai ter convoçao? Espero que algum responsavel da guarda possa divulgar algum comunicado. Enquanto isso aguardo informaçoes. TKS

    ResponderExcluir

Somente serão aceitos comentários com identificação do postador e que não denigram a ASSERG.